A propósito do curso «Escrever Ficção: da teoria ao projeto individual», que começa no dia 5 de novembro, vamos dar a voz a alunos que, na sequência do mesmo, tiveram o seu trabalho publicado.

São pequenos depoimentos onde os autores partilham a sua experiência.

Hoje a entrevista é com Susana Gaião Mota, autora do livro «As dúvidas dos 30», publicado em 2015.

1 - Qual a importância que o curso teve para a publicação do seu trabalho?

Este curso teve um papel decisivo na publicação do meu primeiro romance. Eu já gostava de escrever há muito tempo, mas nunca tinha posto essa competência em prática. Faltava-me coragem, acreditar em mim e no interesse que minha escrita poderia suscitar nos outros.
Comecei a esboçar o meu primeiro livro no curso Escrever Ficção: da teoria ao projeto individual com o José Vegar, em que ele nos desafiou a escrever uma história, a definir as personagens, a dar voz ao narrador. Foi o que fiz, entusiasmei-me com a prática, com a recetividade dos meus colegas aos meus textos e por isso nunca mais parei. Um ano depois tenho o meu livro publicado e à venda em todas as livrarias.

2 - Que conteúdo a surpreendeu especialmente?

O que me surpreendeu especialmente foi a organização das ideias e a clareza com que o formador transmitiu o que é escrever. Ainda que não interferindo no estilo de cada um, este curso dá-nos bases para podermos depois caminhar pelas próprias pernas com segurança e arriscarmos trilhar o nosso próprio caminho.
A sua simplicidade e generosidade de partilha do que sabe e acredita tocou-me profundamente.

3 - Alguma dificuldade que o curso tenha ajudado a superar?

O curso deu-me entusiasmo e confiança para escrever, percebendo que apesar da criatividade de cada um, há traves mestres na construção de uma história. Tendo as bases é muito mais fácil arriscar. E foi mesmo isso que fiz.

 

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.