A propósito do curso «Escrever Ficção: da teoria ao projeto individual», que começa no dia 5 de novembro, vamos dar a voz a alunos que, na sequência do mesmo, tiveram o seu trabalho publicado.

São pequenos depoimentos onde os autores partilham a sua experiência.

Começamos com Fausta Cardoso Pereira, autora dos livros «O Homem do Puzzle», editado em 2015 pela Planeta e «Bom Caminho», editado em 2014.

1 - Qual a importância que o curso teve para a publicação do seu trabalho?

O curso permitiu-me olhar para o meu trabalho numa perspetiva crítica e desapegada. 
Ao longo das sessões, e de uma forma extremamente estruturada, são abordados os principais pressupostos da ficção. Após a escrita apaixonada e desenfreada de um primeiro draft, procurei (e procuro) refletir sobre as minhas escolhas face a esses pressupostos. É uma etapa essencial para a edição do texto. Além do mais, o formador José Vegar procura imprimir no autor, ou aspirante a autor, a motivação necessária a um projeto que se prevê longo e com altos e baixos. Esta motivação é como uma rede estabelecida entre pessoas que se entreajudam, ao mesmo tempo que reforça a importância da escrita e do que ainda tenho por escrever. 

2 - Que conteúdo a surpreendeu especialmente?
Recordo em especial uma frase: “não há escrita sem perturbação”, a partir da qual debatemos alguns dos pressupostos que podem (ou devem) inspirar o trabalho de um autor, e levá-lo a reflectir sobre a pertinência das histórias que tem para contar. 

3 - Alguma dificuldade que o curso tenha ajudado a superar?
De um modo geral, todos os cursos que frequentei na Escrever Escrever ajudaram-me a superar o constrangimento inicial que decorre da partilha de um texto de ficção que julgamos não ter qualquer interesse para os outros, ou seja, aquela dúvida constante: será que alguém vai querer ler isto? No curso Escrever Ficção percebi que esta dúvida não só é perfeitamente normal para quem está a começar, como a procura pela resposta pode ajudar o autor a ganhar confiança e a defender o seu trabalho, em especial, junto da editora. 

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.