Em outubro e novembro, começam os cursos longos:

Escrita criativa - Nível I

Laboratório de ficção

Escrever telenovelas

Escrever ficção: da teoria ao projeto individual

 

Porque há escritas que não podem ir ao micro-ondas, no outono, começam os cursos para que a sua escrita, em fogo lento, fique no ponto.

Com sessões apenas uma vez por semana, as ideias têm tempo para, com o apoio contínuo dos formadores, surgirem e serem desenvolvidas.

 

1. Escrita Criativa – Nível I
Início dia 17 de outubro – fim dia 5 de dezembro
Sábados das 15h às 18h

Início dia 21 de outubro – fim dia 6 de janeiro
Quartas-feiras das 10h30 às 13h

Início dia 23 de outubro – fim dia 8 de janeiro
Sextas-feiras das 19h30 às 22h

Um curso predominantemente prático para desbloquear a escrita e ultrapassar o medo da página em branco. Explora diversos estímulos para produzir textos ficcionais ou pessoais, através de atividades práticas, individuais e coletivas.

 

2. Laboratório de ficção
Início dia 22 de outubro – fim dia 12 de janeiro
Quintas-feiras das 19h30 às 22h

Um curso, para quem já frequentou um curso na Escrever. O objetivo é criar um lugar onde se conceba, escreva e discuta histórias de ficção, estando estas num ponto inicial ou já em desenvolvimento. Pretende-se que cada formando trabalhe no seu texto, discutindo-o com os seus pares e o formador num período de tempo alargado e contínuo.

 

3. Escrever telenovelas
Início dia 16 de outubro – fim dia 15 de abril
Sextas-feiras das 19h30 às 22h

Um curso, de 6 meses de duração, em que se aprendem técnicas específicas da construção de uma novela, desde uma sinopse elementar até à apresentação e defesa do mesmo perante um cliente.

 

4. Escrever ficção: da teoria ao projeto individual
Início dia 5 de novembro – fim dia 5 de maio
Quintas-feiras das 19h30 às 22h

Assente em quatro dimensões fundamentais da escrita, este curso semestral define o processo orgânico e modular que permite aos formandos, pensar, conceber, criar e analisar o seu texto ficcional e os dos outros elementos do curso.