Está de regresso a «Naftalina». Um espaço de encontro — exclusivo para alunos e ex-alunos — onde, uma vez por mês, o mote é ler e escrever, num diálogo fluido entre a leitura e a escrita.
A cada mês, um novo livro, cuja leitura prévia não é obrigatória, é o pretexto para a sessão. Conversarmos e escrevermos, partindo de fragmentos da narrativa, de ideias avulsas ou de apontamentos dos participantes. Liberdade, ausência, transgressão e segredo: são estas as palavras-chave que vão abrir as páginas dos nossos encontros. Vamos tirar os livros da estante e a escrita da gaveta: contra as traças da memória, «Naftalina» para escrever escrever.
Descubra mais aqui.
Em agenda:
Torto Arado - Itamar Vieira Júnior
Um encontro com o invisível
Os vivos e os outros, José Eduardo Agualusa
Um encontro com o sonho
A história de Roma, Joana Bértholo
Um encontro com a intimidade
O «o músculo e o minúsculo» vai estar na Feira do Livro de Lisboa.
Domingo, dia 28 de maio, às 18h, na Tenda das Bibliotecas de Lisboa - espaço infantil.
Local:
Feira do Livro de Lisboa, Parque Eduardo VII
Loja BLX - Espaço Infantil - Pavilhões H01/ H02, no sopé da Feira, junto ao Marquês, lado direito de quem sobe.
https://feiradolivrodelisboa.pt/mapa/?id=301740
Estão todos convidados. Para ler, conversar com os autores e dar um pezinho de escrita, claro!
«o músculo e o minúsculo» | Poesia e Microconto
Reúne, em coletânea, textos de 22 autores, participantes dos cursos de Poesia e Microconto da Escrever Escrever. Nesta primeira edição da coleção Cadernos, o diálogo, entre estas formas breves, flui livremente desenhando encontros possíveis e improváveis entre o minúsculo próprio do microconto e o músculo que se exercita ao escrever poesia. Fronteiras permeáveis combinam narrativas experimentais que falam da vida (e do amor), habitam o quotidiano e fragmentam memórias.
Autores:
Ana Pamplona; Benjamim; Branca de Sá Teixeira; Fernanda O’ Brien; Inês Dias Santos; Isabel Mattos; Issabel Diniz; Joana Aires Pires Leitão; Joana Tinoco de Faria; Joe Williams; Maria Ana Matta; Maria Manuel; Mário Fevereiro; Mònica López Bages; Nina de Araújo; Núria Rito Pinto; Rita Ponciano; Sá; Sandra Amado; Susana Silva; Teresa Gonçalves e Tiago Pina.
Onde comprar?
- diretamente connosco enviando e-mail para info@escreverescrever.com
- nas seguintes livrarias: Tigre de Papel; Livraria Barata.
Qual o valor?
- 15 € (+ portes de envio por correio).
O Escrever sai à Rua é uma atividade da Escrever Escrever.
Um clássico representativo das nossas dinâmicas de Escrita Criativa. Se se tratasse de gelados, seria o equivalente ao Epá, com a desejada pastilha elástica, depois das lambidelas na colher e do fresquinho na mão.
Acontece uma vez por mês, ao fim de semana, com um tema, um percurso e uma proposta sempre diferentes. Como é habitual nas nossas dinâmicas, o grupo é pequenino e trabalhamos olhos nos olhos. São definidos de antemão um ponto de encontro e um destino. Depois, juntos, mas cada um ao seu ritmo e com os seus objetivos, fazemos um caminho onde nos cruzamos com vários estímulos à volta do tema. Começamos com a leitura de um texto que é distribuído e que serve de mote. A cada etapa, são definidos exercícios e estímulos para explorar ideias e sensações e dar corpo à escrita. Tire o seu bloco de notas da gaveta, dê corda aos sapatos e venha connosco.
Consulte todas as informações e registe a sua pré-inscrição aqui:
Os cursos online vieram para ficar e é um prazer conhecer pessoas de geografias tão distantes. Mas quem não teve saudades de se encontrar no Chiado, espreitar o Tejo, subir a Rua do Alecrim e roubar bolachas maria do pote? Os cursos presenciais estão de regresso. A escrever olhos nos olhos, como gostamos de fazer.
Em modo pestana aberta, ou olhos semicerrados, venha daí.
Cursos presenciais: veja todos aqui.
Cursos online: veja todos aqui.
VENHA AFASTAR AS TRAÇAS DA ESCRITA
Veja o programa e inscreva-se AQUI
SINOPSE
São oficinas semanais, exclusivas para alunos e ex-alunos, com o objetivo de proporcionar um espaço onde os desafios e a partilha em grupo estimula a escrita individual.
Realizam-se em formato de sessão única, de forma independente. A inscrição pode ser feita no número de sessões e nas datas que desejar. É um espaço para afinar, experimentar, construir e partilhar textos. A caixa de ferramentas está sempre aberta a novas ideias e praticantes. Acontece todos os domingos ao fim da tarde, com propostas alternadas. Alguns dos textos criados nas sessões poderão ser publicados no Blog Naftalina.
DESCRIÇÃO
Se há sala na Escrever Escrever com um cheiro especial, é o espaço da Naftalina. Sala forrada com papel de parede, adamascado, mesas onde poisam taças de chá fumegante, copos de vinho e — dizem as más línguas — que também ali mais ao canto, discreto, algum cálice de medronho ou de licor de marmelo. Na verdade, ninguém sabe. Nem mesmo se os textos emanam o cheiro das esferas brancas que rolam nas gavetas da cómoda. No Zoom, onde os encontros ocorrem, o olfato fica na imaginação. Garantido, apenas, o prazer de manter a escrita em dia – ou em modo lusco-fusco, uma vez que os encontros acontecem nas tardes de domingo.
Oficinas ministradas em regime a distância. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.
OBJETIVOS
DESTINATÁRIOS
Alunos que estejam a frequentar ou tenham concluído um dos seguintes cursos: Escrita Criativa; Escrever um Livro Infantil; Técnicas de Storytelling; Escrever Argumentos e Guiões; Escrever um Livro; Microcontos; Escrever Terror; Escrita de Viagens ou Escrita de Romance.
Veja o programa e inscreva-se AQUI