Depois de um primeiro olhar para o abismo, está na altura de explorar as suas profundezas. No nível II, após uma abordagem inicial ao terror e aos sentimentos que este evoca, aprofundaremos ainda mais como técnicas, padrões e processos criativos deste género, passando pelas óbvias armadilhas e formas de as contornar. Sempre com muita prática, estudaremos autores de referência e vários formatos em que o terror se apresenta. E veremos, para cada um, que tenebrosas criações pode a caneta imprimir ao papel.
Esta oficina trabalha a escrita para o género literário de terror, argumentando as suas características, princípios gerais e temas recorrentes, abordando técnicas de escrita e autores de referência.
As sessões são síncronas e decorrem em direto, através do Zoom, nos dias e definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas. Algumas atividades e materiais de apoio são disponibilizados através da plataforma Moodle.
Esta oficina não se enquadra no formato de formação profissional certificada, contudo, poderá ser emitida uma declaração de participação da Escrever Escrever a quem a solicitar.
Esta oficina exige aproveitamento na oficina Escrever Terror I | 10 h.
Condições técnicas de acesso:
«Escrever terror vai para além do sangue, dos monstros e do que se esconde no escuro; esta formação mostra-nos isso. O terror é multidimensional e, se vemos isso no Escrever Terror I, o segundo módulo do curso promete-nos que não há nada mais assustador que uma página em branco.» Maria Varanda (Enfermeira)
«Uma viagem ao mundo do desconhecido entre a morte e os medos humanos. As técnicas usadas de escrita permitiram-me decifrar como usadas no suspense e no terror.» Sandra Amado (Secretaria jurídica)