A escrita para crianças, como qualquer outro género de literatura, obedece a regras próprias. Os mais novos, apesar da sua visão pouco formatada do mundo, são perspicazes e não se deixam levar por qualquer ilusão. Simplificar não é o mesmo que facilitar. A linguagem é o meio. Nesta oficina, vamos trabalhar ideias, dar-lhes forma através de palavras e frases. Através de leitura e análise de contos para crianças e exercícios práticos vamos explorar os diferentes tipos de livro infantil, o ritmo e o tom do texto.
As sessões são síncronas e decorrem em direto, através do Zoom, nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas. Algumas atividades e materiais de apoio são disponibilizados através da plataforma Moodle.
Esta oficina não se enquadra no formato de formação profissional certificada, contudo, poderá ser emitida uma declaração de participação da Escrever Escrever a quem a solicitar.
A oficina não exige conhecimentos prévios do tema.
Condições técnicas de acesso:
«Deu-me pistas sobre como desenvolver a escrita dirigida a crianças. Começando pela noção de que não existindo regras, nem princípios rígidos, há que saber simplificar e equilibrar os tempos da história. E ainda que a imaginação, as rimas, os ritmos e as palavras são instrumentos fundamentais para a contar.» Ana Vargas (Jurista)
«Estimula a escrita lúdica destinada a crianças, fazendo com que pensemos em outras possibilidades de uso das palavras e estruturas de narrativa.» Sandra Acosta (Economista)
09 de outubro a 30 de outubro
segunda-feira das 18h30 às 21h
Valor: 138 € (IVA incluído)
Duração: 10.00 horas
Formador(a): Leonor Tenreiro
Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 12.