Vamos ver filmes com novos olhos. Por trás de cada imagem e cada som de um filme escondem-se palavras escritas pelo criador primordial de um filme, o guionista. Vamos experimentar esta peculiar forma de escrita que descarta a poética das palavras e as põe ao serviço de uma outra linguagem, a do cinema. Vamos ler guiões e extrair princípios básicos das narrativas. Vamos explorar personagens nas suas ações e diálogos, revelando-lhes o carácter e potenciais enredos. Vamos fazer filmes tal como são feitos, escrevendo-os.
As sessões são síncronas e decorrem em direto, através do Zoom, nos dias e definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas. Algumas atividades e materiais de apoio são disponibilizados através da plataforma Moodle.
Esta oficina não se enquadra no formato de formação profissional certificada, contudo, poderá ser emitida uma declaração de participação da Escrever Escrever a quem a solicitar.
A oficina não exige conhecimentos prévios do tema.
Condições técnicas de acesso:
«Permite adquirir as noções básicas da narrativa cinematográfica, privilegiando o desenvolvimento da linguagem visual e da estruturação do guião. É um excelente ponto de partida para todos aqueles que tencionam ingressar no universo fílmico ou simplesmente para quem gosta da sétima arte e dos seus artifícios.» Jéssica Palmeiro (Estudante de Comunicação e Guionismo)
«Enriquecedora e motivadora. O ambiente de conversa e análise construtiva leva a um à-vontade na escrita, que chega a ser libertador. Isto facilita a compreensão e aplicação dos conceitos.» Susana Moreira (Engenheira Civil)
04 de julho a 13 de julho
terça-feira e quinta-feira das 19h às 20h30
Valor: 97 € (IVA incluído)
Duração: 6.00 horas
Formador(a): João Ramos
Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.