Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.

VOLTAR A CASA

 

Sinopse

Terminadas as férias, é altura de regressar a casa o que, às vezes, pode parecer aborrecido. Mas, se abrirmos a gaveta da imaginação, nunca nos aborrecemos. Podemos acionar o mecanismo e, em qualquer altura, viver experiências divertidas. Nestes quatro dias, de segunda a quinta-feira, vamos explorar espaços da casa: quarto, sala, cozinha e um espaço secreto que todas as casas têm, certo? Com desafios de escrita criativa, estes vão ser os cenários para as personagens que vamos criar viverem aventuras incríveis.

 

Descrição

A casa é um mundo sem fim. O que acontece é que muitas vezes o olhar fica turvo. De tanto olhar, já não vemos. Esta oficina propõe trazer o olhar de cada criança sobre o espaço onde se encontra. Que cada um descubra que estar em casa, não é aborrecido. Pode trazer mais desafios do que se pode pensar e que há mundo para além dos tablets e videojogos. Vamos explorar os espaços da casa que vemos e os que não vemos. O que acontecerá ao fumo que vai pelo exaustor da cozinha? Haverá um mundo escondido dentro de cada uma das almofadas da sala? E no chão da casa: o que acontece nas diferentes camadas entre o soalho e o centro do universo? Há ainda o espaço interior do nosso corpo. Como será que o habitamos? Será que podemos arrumar as ideias e as emoções em divisões? Será o nosso corpo um T0 ou um palácio? Quatro dias, para descobrir – e nunca mais esquecer – que a imaginação não tem limites.  É um espaço de liberdade que nunca nenhuma situação, nem ninguém, nos pode tirar.

Oficina ministrada através do Zoom. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.

 

Objetivos

  • Conhecer a escrita criativa;
  • Aprender a desbloquear a página em branco;
  • Estimular a criatividade;
  • Criar personagens e ambientes;
  • Descobrir a voz dos outros ouvindo-os/lendo-os.

 

Destinatários

Crianças dos 7 aos 11 anos.

Número limitado a 10 participantes. 

 

Requisitos

Esta oficina não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Não necessita de instalar quaisquer programas.

Para frequentar esta oficina, é apenas necessário ter acesso a:

  • computador ou tablet onde seja possível abrir e editar ficheiros (.doc e .pdf);
  • ligação à Internet;
  • browser (Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer);
  • microfone (obrigatório) e câmara (opcional) funcionais.

 

Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.