Explorar a narrativa entre a autobiografia e a ficção a partir de fotografias pessoais e de autores. Uma multiplicidade de olhares que se encontram: da análise de fotografias à leitura de breves textos, do exercício do autorretrato à escrita biográfica. Viagens pendulares entre a imagem e a escrita para, de forma acompanhada, explorarmos o olhar sobre nós próprios.
Talvez a fotografia nunca tenha estado tão presente nas nossas vidas como hoje. A facilidade com que as fazemos, as trocamos e como esbarramos nelas a todo o momento leva muitas vezes ao empobrecimento do nosso olhar sobre elas. Ir ao encontro do poder narrativo das imagens, das nossas próprias imagens e também de como vários autores se retrataram é descobrir um novo mundo de possibilidades de pensamento e de encantamento.
Partindo da análise de como alguns fotógrafos e escritores o fizeram, este curso é um convite para explorarmos a forma como olhamos para nós próprios e como nos retratamos. Entre a escrita e a fotografia, entre a análise e a prática, entre o passado e o presente, vamos ousar entrelaçar caminhos e deixarmo-nos surpreender pelas revelações que surgirem.
Curso ministrado em regime à distância. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horários definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.
Todos aqueles que têm curiosidade nos potenciais narrativos da fotografia e com vontade de aperfeiçoar as suas competências na área da escrita.
Grupo composto por um máximo de 10 participantes e um mínimo de 6.
Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Não necessita de instalar quaisquer programas.
Para frequentar este curso é apenas necessário ter acesso a:
13 de março a 10 de abril
sábado das 15h às 17h30
Valor: 165 €
Duração: 12.00 horas
Formador(a): Conceição Garcia, Maria do Rosário Belo, Francisco Feio
Obs.: Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); N.º mínimo de participantes: 6; N.º máximo de participantes: 10; A primeira sessão irá decorrer no horário das 15 h 00 às 17 h 00.