Para celebrarmos a passagem de 2021 para 2022, vamos escrever a partir de finais e dar nova vida a outros inícios. Uma oficina livre, aberta a todos, novos alunos, mas também àqueles que fazem parte da mobília da Escrever Escrever – agora virtual. Juntos, vamos agarrar inícios e finais e moldá-los à nossa escrita individual, livre e criativa.
As sessões são síncronas e decorrem em direto, através do Zoom, nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.
1 - Finais para começar a escrever | 18 dezembro de 2021
Antes do fim, o que vem? A resolução de um conflito, um encontro amoroso, uma morte ou uma promessa de recomeço? O fim de uma narrativa é como colocar a última peça no puzzle: vê-se a figura completa, mas também se pode começar novamente. Assim, como os começos, os fins são diferentes. Romances, contos e crónicas: todos têm um fim, mesmo que não seja óbvio. Há fórmula para escrever um final? E será que há maus e bons finais? Neste encontro, de três horas, para além de explorar estas perguntas, começaremos (a escrever) pelo fim e terminaremos pelo começo.
2 - Inícios para começar a escrever | 8 janeiro de 2022
No primeiro parágrafo de um livro, está um novo mundo, uma nova história em que tudo pode acontecer. Ali, está uma promessa contida de que nos iremos emocionar, pensar, rir, duvidar, amar… sentimentos entrelaçados numa teia de escrita que nos pretende agarrar. Neste encontro, de três horas, para além de descobrir se a primeira frase é a que fica, o desafio é escrever a partir de inícios de textos clássicos e contemporâneos, portugueses e não só. Continuar inícios, cruzar inícios, reconstruir inícios, tudo será permitido para entrar em 2022, com todas as letras.
A oficina não exige conhecimentos prévios do tema.
Condições técnicas de acesso:
computador ou tablet onde seja possível abrir e editar ficheiros (.doc e .pdf);
ligação à Internet;
browser (Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer);
microfone (obrigatório) e câmara (opcional) funcionais;
não é necessário instalar quaisquer programas informáticos;
os participantes são responsáveis por possuir conhecimentos informáticos de base para aceder às plataformas (Zoom e Moodle) e garantir a qualidade da sua ligação à Internet.