Próximas edições

14 de janeiro a 11 de fevereiro
quinta-feira das 19h às 21h
Valor: 138 €
Duração: 10.00 horas
Formador(a): Catarina Fortuna

O lado visual da escrita: como nos influencia e nos define

Sinopse

Uma imagem vale mais do que mil palavras, já o ouvimos muitas vezes. E a palavra escrita onde fica nisto? É palavra apenas? É imagem? Ou ambas? A força da comunicação pela palavra escrita nasce exatamente da conjugação destes dois aspetos. 

Sabemos na pele o que a língua escrita perde, por estar desprovida da expressão da fisionomia e do tom de voz. Mas poucas vezes estamos atentos a toda a dimensão que a palavra escrita ganha na sua expressão plástica e estética. Ganhar consciência deste aspeto visual da escrita, tanto na vertente de consumidores de palavras, como de produtores, é o desafio aqui proposto. E, a partir daí, poderemos escrever e ler, com olhos de ver.

Descrição

Um curso para explorar de olhos bem abertos.  Vamos observar a cor e a letra da escrita, o seu tamanho e o seu formato e o modo como, muitas vezes inconscientemente, somos emissores e recetores desta relação tão profícua. Com materiais de apoio variados e exercícios práticos a cada sessão, vamos descobrir o seu simbolismo e verificar como esta dimensão gráfica da escrita influencia a nossa vida pessoal e profissional. 

Curso ministrado em regime a distância. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.

Objetivos

  • Identificar a dimensão gráfica da escrita e a sua importância no processo de comunicação;
  • Explorar o papel simbólico do aspeto visual da escrita e o modo como ela influencia as nossas escolhas.
  • Corrigir as dificuldades encontradas na escrita;
  • Aperfeiçoar a expressão escrita, tornando-a mais clara e correta.

Destinatários

Todos aqueles que, no seu dia a dia profissional ou apenas por curiosidade e gosto pessoal, se cruzam com esta temática e pretendem explorá-la.

Programa

  • História da escrita – Do papiro aos ecrãs. Dos ideogramas aos alfabetos e a Gutenberg. O espaço e o tempo da escrita;
  • Sintaxe da linguagem visual – Anatomia da mensagem visual. Estilo e estratégias da mensagem gráfica;
  • Mancha gráfica – Da relação entre a palavra escrita e o espaço. A relação com o espaço vazio, o ar da palavra escrita.
  • Lettering – A arte de desenhar letras. Quem somos, o que escolhemos e como escrevemos.

Requisitos

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador ou tablet com ligação à Internet e um browser como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.