Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.

Olhar de lince para os erros da Língua Portuguesa

Sinopse

Conhecer as mais frequentes e menos conhecidas armadilhas da língua.

«Uma experiência completa: informativa e enriquecedora do ponto de vista linguístico e uma importante lição de humildade que nos ajuda a conhecer, respeitar e amar ainda mais a língua.» Susana Sousa e Silva (Tradutora)

«Foi uma experiência enriquecedora que nos levou a compreender que o estudo da nossa língua não tem limites e que podemos sempre ir mais além escrevendo melhor.» Álvaro Pinto (Jurista)

Descrição

Apresentação do ofício de revisor nas suas várias tarefas com componente prática trabalhada em aula. Quem gosta de ler sabe que há pessoas que são pagas para ler livros e aperfeiçoá-los. Mas como fazê-lo? Quem escreve e gostaria de publicar um livro sabe que nem sempre as editoras fazem a revisão do seu livro. Mas pode aprender a fazê-lo por si. O curso permitir-lhe-á conhecer uma série de segredos da língua e ferramentas desconhecidas do Word. Se o curso inicial o entusiasmar, terá a opção de seguir o curso aprofundado.

Curso ministrado em regime a distância. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.

Objetivos

Utilizar as ferramentas de base para exercer o ofício de revisor, para proceder à revisão de textos literários, académicos, jornalísticos e científicos.

Destinatários

Curiosos da profissão de revisor de textos, que poderão depois aprofundar os seus conhecimentos no curso de longa duração; escritores ou jornalistas que queiram um complemento de rigor e de atualização das regras da língua portuguesa; profissionais da revisão ou paginadores de textos que queiram refrescar os seus conhecimentos; todos aqueles que queiram aperfeiçoar o seu conhecimento e utilização da língua portuguesa.

Programa

  • Introdução à revisão;
  • Os erros mais frequentes da língua;
  • Virgulação e sinalética de revisão tipográfica;
  • Revisão em computador.

Requisitos

Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Não necessita de instalar quaisquer programas.

Para frequentar este curso, é apenas necessário ter acesso a:

  • computador ou tablet onde seja possível abrir e editar ficheiros (.doc e .pdf);

  • ligação à Internet;

  • browser (Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer);

  • microfone (obrigatório) e câmara (opcional) funcionais.


O curso de Revisão de Textos é composto por quatro níveis. O primeiro nível é indicado para todos os que gostam ou precisam de escrever e pretendem aprimorar a qualidade dos seus textos. É procurado inclusive por pessoas com cursos da área das letras.

No Nível I, apresenta-se o ofício e ministram-se os conhecimentos essenciais e mais básicos da língua nas vertentes sintática e ortográfica, com particular atenção à virgulação.

No Nível II, aprofunda-se a gramática, nas suas inúmeras vertentes (plurais, particípios passados, infinitivos pessoal e impessoal, prefixos, clíticos), dissecam-se os erros mais frequentes da língua e executam-se exercícios de revisão.

No Nível III, sedimentados os conhecimentos quanto a erros factuais, aprimora-se a sensibilidade literária, procurando melhorar um texto e a sua capacidade expressiva e estética quando não há erros.

No Nível IV, escalpelizam-se exaustivamente as problemáticas e discussões da língua, preparando os formandos para a defesa e argumentação na defesa das várias posições linguísticas.

O curso de Revisão de Textos, nos seus quatro níveis, faculta os conhecimentos necessários para o exercício do ofício de revisor de textos. A vertente profissionalizante é comprovada pelas saídas profissionais do curso, as quais, a título de exemplo, se ilustram em baixo com relatos de formandos e suas experiências laborais no mercado da revisão de textos após terminarem o curso.

Testemunhos sobre saídas profissionais:

Nome: Paulina Virgínia do Amaral

Função: Revisora na Projectos Globais e na Editorial Presença

Fiz todos os níveis do curso de Revisão de Textos e a sensação é a de que saí da Escrever Escrever com as ferramentas essenciais para rever textos com qualidade, coerência e rigor. As aulas práticas foram fundamentais para definir técnicas e, o mais importante, questionar e confirmar tudo. E, quando não sei, tenho noção de onde procurar respostas com explicações. É um curso tão rico, que se torna indispensável. O certo é que, assim que o terminei, senti mais segurança no meu trabalho e surgiu a oportunidade de rever textos como trabalhadora independente. Parafraseando Sophie Brissaud em La lecture angoissée ou la mort du correcteur, se o exercício da profissão do revisor pode ser descrito como uma «leitura angustiada» – graças ao formador –, poderei afirmar que o meu trabalho é evitar que todos os outros seres humanos necessitem de fazer essa leitura angustiada.

Nome: Gonçalo Pinto

Função: Revisor no Jornal Oficial da União Europeia (Luxemburgo).

Quando decidi iniciar esta formação, não imaginava o impacto que isso teria na minha vida. A verdade é que, por uma feliz coincidência, fui convidado para uma entrevista de trabalho após ter completado os dois primeiros módulos de Revisão de Textos. A ótima preparação recebida nesses meses foi decisiva na abordagem ao desafio que tinha pela frente. Muitas foram as ferramentas que nos foram disponibilizadas durante esta formação, às quais recorro com regularidade e certeza da sua fiabilidade. Espero poder completar os restantes dois módulos, os quais decerto reforçarão a imagem que tenho desta formação especializada e tecnicamente irrepreensível.

Nome: Catarina Espírito Santo

Função: Revisora por conta própria

A ideia do curso de Revisão nasceu do gosto pela escrita. Por outro lado, o rigor e a atenção ao pormenor faziam parte do meu trabalho como investigadora. Já me tinha tornado «escrivã e revisora de serviço» do grupo de investigação em que trabalho, tarefa que cumpria com gosto, mas sentindo que me faltava formação. O curso mudou a minha forma de olhar um texto, mas também a minha forma de escrever: correção, estilo, tudo! Só parei no fim do Nível IV. Surgiram logo as primeiras oportunidades de trabalhar por conta própria, sobretudo na revisão de textos técnicos em que a minha formação científica é uma vantagem. Tem sido uma experiência extremamente gratificante que tenciono, sem dúvida, prosseguir. Acrescento que o saber e a dedicação do formador são absolutamente invulgares. Um curso em que se aprende muito, e bem.

Nome: Marisa Teixeira

Função: Revisora no Correio da Manhã.

Sou licenciada em Ciências da Comunicação e, por considerar ser uma mais-valia aprofundar os conhecimentos ao longo da vida, inscrevi-me nos cursos de Revisão de Textos. Além de ter gostado bastante, foi algo que me abriu portas no mercado de trabalho. Tanto para enriquecimento profissional quanto pessoal, aconselho vivamente a experiência!

Nome: Joana Sofia Napier Ambulate

Função: Revisora ortográfica no Jornal de Negócios.

Fazer o curso de Revisão de Textos foi uma das experiências que mais me enriqueceram. Para quem gosta de estudar e conhecer os pormenores (que fazem toda a diferença) da nossa Língua, não há aprendizagem mais motivadora. Este curso contribuiu para que, enquanto revisora, eu voltasse a ganhar paixão por ler e aprender mais sobre a Língua, mas acima de tudo deu-me a possibilidade de trabalhar pela primeira vez numa área que adoro.

Nome: Cláudia Gomes Oliveira

Função: Revisora de manuais escolares (para Timor-Leste).

Nos cursos de Revisão de Textos, nada fica por esclarecer. Se revejo textos profissionalmente, devo-o ao excecional (e raro) domínio do assunto do formador, às suas aulas intensivas e exaustivas e à sua dedicação ao bom desempenho dos alunos. Obrigada!

Nome: Catarina Silva Nunes

Função: Revisora na Tenacitas Editora e na Paulus Editora.

Após a frequência nos Níveis I e II do curso de Revisão de Textos da Escrever Escrever, iniciei trabalho como revisora de textos na área da religião em duas editoras. Continuei depois a formação oferecida pela escola. O bom ambiente gerado pelas colegas e a competência e generosidade do formador foram decisivos.

 

Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.