Próximas edições

21 de julho a 30 de julho
terça-feira e quinta-feira das 19h às 21h30
Valor: 138 €
Duração: 10.00 horas
Formador(a): João Ramos

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.

Na escrita audiovisual, mais do que contar, o que importa é mostrar.

 

Sinopse

Um curso para conhecer as técnicas básicas de escrita para cinema e experimentá-las na prática.

 

Descrição

Um filme é uma sequência de imagens e sons, encadeados no tempo com o objetivo de contar uma história. Compõem uma linguagem única, a do cinema que funciona sob o princípio de mostrar (em vez de contar). Um guião é a tradução para palavras desta linguagem cinematográfica. Neste curso que se irá desenrolar na plataforma Zoom, vamos explorar os princípios da linguagem, as suas técnicas mais comuns e como se articulam com os princípios da narrativa clássica, através da análise de exemplos e execução de exercícios práticos.

Curso ministrado através da plataforma Zoom. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.

 

Objetivos

  • Redescobrir o cinema como meio visual de contar histórias; 
  • Explorar várias formas de esquematizar uma história;
  • Experimentar o processo de criação de personagens e a sua correlação com a evolução do enredo;
  • Conhecer as etapas de escrita que antecedem o guião (Sinopse/Step-Outline/Tratamento);
  • Conhecer o formato profissional de um Guião.

 

Destinatários

  • Para quem quer ver cinema com um novo olhar;
  • Para quem pretende conhecer os princípios da linguagem cinematográfica;
  • Para quem quer dominar as técnicas básicas de escrita de um guião e o seu formato profissional; 
  • Para quem tem uma ideia para um filme e precisa de ajuda a explorar o seu potencial e esquematizar a sua história.

 

Programa

  • Linguagem Visual: o filme como história contada através de imagens e sons e como estes se relacionam com as palavras num guião; 
  • O formato profissional do guião, as suas origens e razões inerentes à própria logística do cinema;
  • Princípios da Narrativa Clássica: Protagonista, Ação, Antagonista, Conflito, Climax; 
  • Personagens: caracterização VS carácter; o protagonista como condutor da ação da história, o antagonista como o seu principal obstáculo e outras funções importantes;
  • Enredo / plot  ou a cadeia de eventos que compõem uma história. Outras unidades temporais como Beat, Cena, Sequência Acto; 
  • O Arco e Estruturas avançadas: linear, sub-plot, multi-plot. Como manter a integridade de uma estrutura complexa (no caso das séries); 
  • Os vários estágios de construção de um guião, desde o esboço das primeiras ideias, até à versão final; Sinopse, Tratamento, Step-Outline, Scene Cards.