Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.

Mais do que contar, mostrar

Sinopse

Um curso para conhecer as técnicas básicas de escrita para cinema e experimentá-las na prática.

«O curso permite adquirir as noções básicas da narrativa cinematográfica, privilegiando o desenvolvimento da linguagem visual e da estruturação do guião. É um excelente ponto de partida para todos aqueles que tencionam ingressar no universo fílmico ou simplesmente para quem gosta da sétima arte e dos seus artifícios.» Jéssica Palmeiro (Estudante de Comunicação e Guionismo)

«Enriquecedora e motivadora. O ambiente de conversa e análise construtiva leva a um à vontade na escrita, que chega a ser libertador. Isto facilita a compreensão e aplicação dos conceitos.» Susana Moreira (Engenheira Civil)

Descrição

Um filme é uma sequência de imagens e sons, encadeados no tempo com o objetivo de contar uma história. Compõem uma linguagem única, a do cinema que funciona sob o princípio de mostrar (em vez de contar). Um guião é a tradução para palavras desta linguagem cinematográfica. Neste curso, vamos explorar os princípios da linguagem, as suas técnicas mais comuns e como se articulam com os princípios da narrativa clássica, através da análise de exemplos e execução de exercícios práticos.

Curso ministrado em regime a distância. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.

Objetivos

  • Identificar o cinema como meio visual de contar histórias, reconhecendo a sua linguagem cinematográfica, ancorada nas imagens e na arte da edição; 
  • Articular a relação entre o discurso visual da linguagem cinematográfica e o discurso escrito com palavras nas páginas de um guião, identificando em profundidade as razões inerentes às regras do formato profissional do guião, nomeadamente a dialéctica entre o diálogo e imagem num discurso unificado;
  • Explorar uma ideia inicial e as várias ferramentas para esboçar uma história a partir dela: protagonista, objetivo dramático, ação dramática, antagonismo, conflito, clímax, resolução e mudança e como estas são indissociáveis  do carácter das personagens; 
  • Indicar, em filmes e séries, as estruturas que suportam o desenrolar das narrativas (lineares, episódicas, main-plot, sub-plot, multi-plot), identificando as unidades temporais que as compõem (beat, cena, sequência, plot, arco, ato, episódio, temporada).

Destinatários

  • Para quem quer ver cinema com um novo olhar;
  • Para quem pretende conhecer os princípios da linguagem cinematográfica;
  • Para quem quer dominar as técnicas básicas de escrita de um guião e o seu formato profissional;
  • Para quem tem uma ideia para um filme e precisa de ajuda a explorar o seu potencial e esquematizar a sua história.

Programa

  • Linguagem cinematográfica e a sua génese na arte da edição;
  • Relação entre a linguagem cinematográfica e o discurso escrito nas páginas do guião em formato profissional; 
  • Estratégias para o desenvolvimento de ideias para histórias com recurso aos princípios dramáticos básicos: protagonista, objetivo dramático, ação dramática, antagonistas (antagonismos), conflito, clímax, resolução do objetivo e mudanças irreversíveis; 
  • Estruturas narrativas, arcos das histórias e das personagens (lineares, episódicas, main-plot, sub-plot, multi-plot) e a sua organização em unidades temporais: beat, cena, sequência, plot, arco, ato, episódio, temporada. 

Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Não necessita de instalar quaisquer programas.

Para frequentar este curso, é apenas necessário ter acesso a:

  • computador ou tablet onde seja possível abrir e editar ficheiros (.doc e .pdf);
  • ligação à Internet;
  • browser (Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer);
  • microfone (obrigatório) e câmara (opcional) funcionais.

 

Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 10.

Cursos da área