Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 12.

Venha espantar as traças da escrita.

Sinopse

Oficinas quinzenais, para ex-alunos dos cursos de escrita criativa, com o objetivo de proporcionar um espaço para continuar a estimular e melhorar a atividade de escrita. Desde outubro de 2019, alguns dos textos criados nas sessões poderão ser publicados no Blog Naftalina (https://www.escreverescrever.com/blog/).

Descrição

Se há sala na Escrever Escrever com um cheiro especial, é o espaço da Naftalina. Sala forrada com papel de parede, adamascado, mesas onde poisam taças de chá fumegante, copos de vinho e  — dizem as más línguas — que também ali mais ao canto, discreto, algum cálice de medronho ou de licor de marmelo. Na verdade, ninguém sabe. Nem mesmo se os textos emanam o cheiro das esferas brancas que rolam nas gavetas da cómoda. No Zoom, onde os encontros ocorrem, o olfato fica na imaginação. Garantido, apenas, o prazer de manter a escrita em dia – ou em noite, uma vez que os encontros acontecem ao final da tarde de sábado, quinzenalmente, desde 2019.

Para 2021, temos na manga uma novidade: sessões de Naftalina com nova estrutura. Numa primeira parte, os habituais desafios de escrita experimental – lúdica e, na segunda parte, com o projeto Folhetim: histórias por etapas a várias mãos. 

Vai ser assim:

  • oito participantes iniciam a escrita dos primeiros capítulos de oito histórias diferentes;
  • na sessão seguinte, e por sorteio, outros participantes continuam com o segundo capítulo. Cada história termina ao fim de cinco etapas. Depois começa outra.  A evolução das histórias pode ir sendo acompanhado no blog Naftalina ( https://www.escreverescrever.com/blog).

Dependendo do número de participantes, nem todas as histórias irão começar e terminar ao mesmo tempo. E nem todas terão um final feliz, mas quem já fez um curso de Escrita Criativa na Escrever Escrever está preparado para tudo.

Inspire fundo, agarre-se à caneta ou ao lápis e siga o folhetim desde o início. O primeiro episódio começa já em janeiro de 2021. 

Oficina ministrada em regime a distância. As sessões são síncronas e decorrem em direto nos dias e horário definidos, não havendo possibilidade de serem gravadas.

Objetivos

  • Adquirir uma prática de escrita regular;
  • Desenvolver técnicas para enriquecer a escrita;
  • Participar no Blog com textos que são o testemunho do trabalho desenvolvido nas sessões.

Destinatários

Alunos que tenham frequentado os seguintes cursos: Escrita Criativa; Escrever um Livro Infantil; Escrever um Livro; Escrita de Viagens; Escrever Terror; Escrita de Romance ou Microcontos.

Programa

 

  • Sessão: 10 de julho

Tema: Acrósticos, mesósticos e mensagens escondidas | Folhetim

 

  • Sessão: 24 de julho

Tema: Versões do acontecimento | Folhetim

 

Requisitos

Esta oficina não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Não necessita de instalar quaisquer programas.

Para frequentar esta oficina, é apenas necessário ter acesso a:

  • computador ou tablet onde seja possível abrir e editar ficheiros (.doc e .pdf);
  • ligação à Internet;
  • browser (Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer);
  • microfone (obrigatório) e câmara (opcional) funcionais.

 

Próximas edições

Obs.: Horário UTC + 1 (Lisboa); Número máximo de participantes: 12.