Próximas edições

Escrever a história, discutir a história, terminar a história

 

Sinopse

O curso tem como objetivos fundamentais criar para os formandos um lugar onde possam conceber, escrever e discutir as suas histórias de ficção, sendo que estas tanto podem estar num ponto inicial ou já em desenvolvimento. Deste modo, pretende-se que cada formando consiga trabalhar ao longo de um período de tempo alargado e contínuo no seu texto, ao mesmo tempo que o discute com os seus pares e o formador.

 

Descrição

O curso funciona em modo de laboratório permanente, no qual os formandos começam por criar e partilhar em grupo as bases fundamentais do seu texto de ficção. De seguida, aos formandos é dado o espaço e o tempo para escreverem em sessão, e, em simultâneo, apresentarem a sua história e discutirem -na com os seus pares. Para atingir este objectivo, a metodologia empregue é a de divisão do tempo de sessão em escrita e discussão, o que garante, ao mesmo tempo, uma evolução do texto de cada um, bem como a discussão de ideias e críticas surgidas, que irão contribuir decisivamente para a solidez das histórias em progresso.

 

Objetivos

Garantir aos formandos uma zona sólida de trabalho literário, onde possuem o tempo e o acompanhamento necessários para desenhar e escrever um texto de ficção.

 

Destinatários

Todos aqueles que, tendo já frequentado um curso de, pelo menos, três meses na Escrever Escrever, desejem escrever (de forma acompanhada) um texto de ficção. 

 

Programa

  • Conceção e desenvolvimento da estrutura básica de uma história.
  • Definição de enredo, tempo, espaço e personagens.
  • Escrita contínua em sessão da história.
  • Discussão contínua em sessão da história.