O curso assenta em quatro dimensões fundamentais. Na primeira, iremos identificar todos os passos de construção de um texto ficcional, como são a passagem da ideia a história, o uso da voz literária, o desenho das personagens e a aplicação de técnicas narrativas essenciais. Na segunda, iremos ler alguns dos grandes textos ficcionais clássicos e contemporâneos. Na terceira, iremos escrever ficção em sessão, ou em privado. Na quarta iremos, em conjunto, analisar a produção ficcional de cada um. Temos assim, ao longo do período do curso, um processo orgânico e modular que permite aos formandos, pensar, conceber, criar e analisar o seu texto ficcional e os dos outros elementos do curso.
Consolidei aquilo que já tinha aprendido: na escrita de ficção há certas armadilhas de que só nos apercebemos quando começamos realmente a escrever - mas o formador identifica-nos todas antecipadamente e apresenta as técnicas para não cairmos nelas. (Catarina Rogeiro)
O curso permitiu-me aprender conceitos novos num ambiente descontraído que proporcionou discussões intensas e interessantes sobre esses conceitos. Considero ainda que foi fundamental a partilha permanente das últimas evoluções dos nossos projectos pessoais. (Luís Nunes)
O curso visa partilhar conhecimento nos domínios fundamentais do processo de ficção, dos quais se salientam a solidez do tema e da estrutura, a coerência da trama e a construção da capacidade narrativa. Para tal, adota-se uma metodologia que assenta nos seguintes módulos:
Leitura e comentário de textos fundamentais da literatura universal
Exposição teórica
Realização e análise de textos de ficção criados pelos formandos. O curso abrange trabalho coletivo em sessão e trabalho individual.
Pretende-se que os formandos terminem o curso com várias metas atingidas. Antes do mais, que sejam capazes de levantar, construir e concluir um projecto ficcional. Depois, que tomem contacto com as principais técnicas narrativas e que aprendam as usar do melhor modo. Ao mesmo tempo, deseja-se que os formandos obtenham valor com o laboratório existente ao longo do curso, tanto na escrita dos seus cursos, como na análise dos seus e dos restantes textos.
O curso – moldado a partir das linhas de orientação dos principais mestrados de escrita criativa lecionados em universidades americanas – destina-se àqueles que sentem ser esta a altura certa para concretizar o seu desejo de escrever, bem como àqueles que, apesar de terem trabalho já desenvolvido, deparam com problemas relacionados com a sua produção.