Próximas edições

Obs.: Possibilidade de pagamento faseado. Contacte-nos.

 

«Foi a descoberta do conto, da minha capacidade criativa de escrever histórias, de criar espaços, ambientes e personagens. Redescobrir novas facetas e capacidades pessoais.» (Cristina Carita)

 

«Um desafio: de escrita, de escuta, de auto - conhecimento, de autocrítica e de dedicação. Dedicação às nossas palavras, às palavras dos outros e às palavras de todos.» (Margarida Oliveira)

 

«Foi entusiasmante! De semana para semana eu sentia que fazia progressos. As críticas foram tão construtivas que me levaram sempre a progredir.» (Isabel Fernandes)  

«Com mais este curso da Escrever Escrever, vi confirmar-se o  que tantos escritores costumam afirmar acerca de serem as personagens e as histórias por elas próprias a ditarem-lhes o enredo. Como se, de alguma forma, o autor não passasse de um mero veículo ao que já parecera estar por lá. Francamente! O segredo está em começar. O resto virá por acréscimo. Com trabalho, claro. Obrigada, Escrever Escrever. Obrigada, Conceição.» (Mariana Menezes)

 

Descrição

Nesta oficina vamos escrever histórias. Começar, emendar, remendar, colar acrescentos, cortar pedaços, voltar a escrever.

Tendo como matéria-prima personagens, conflitos e ambientes, vamos fazer crescer princípios, meios e fins. Ler para escrever, ouvir e recomeçar a escrever. A estrutura narrativa vai ser o nosso convés num curso que permite descobrir o contador de história que vive em nós.

 

Conteúdos 

- Os primeiros passos, as primeiras palavras. Apresentação do curso e do grupo. Vida, memória e escrita. Primeiros exercícios de desbloqueio da escrita.

- Escolher o ponto de vista. O narrador tipos de narrador. A escolha do narrador. O narrador e as personagens.

- Personagens: ações e diálogos. Partindo de outros contos, objetos, músicas ou imagens, são propostos vários exercícios para criar personagens. Dar voz às personagens. Fazer as personagens agirem e interagirem.

 - Estrutura narrativa. O conflito. A viagem do herói. A estrutura de uma história. Leitura, análise e exercícios a partir de contos publicados. O conflito na essência do conto.

 - O ritmo de um conto. Lugar e tempo. Dar vida às personagens criadas ou a personagens propostas, propondo imaginar e descrever os espaços onde se movimentam, situando-as no espaço e no tempo.

- Conto infantil. Especificidades do conto infantil. Escrever um conto infantil.

- Especificidades do micro conto. Ler e escrever micro contos.

- Finais: funções e tipos. Os últimos serão os primeiros. Escrever princípios e finais, nem sempre por essa ordem.

- Sessão de balanço. Balanço dos trabalhos desenvolvidos. Leitura e discussão de trabalhos individuais. Sessão de encerramento do curso.

 

Metodologia

• Leitura, análise e discussão de contos.

• Exercícios de escrita com base no método da escrita criativa.

• Trabalho de reescrita de um conto como trabalho final.

 

 

A quem se destina

A todos os que querem explorar as histórias que estão guardadas à espera de serem contadas. A quem quer explorar a escrita e a estrutura narrativa. A quem se quer tornar um leitor mais atento.