Pedro Sena Nunes

É viajante, pai, realizador, produtor, fotógrafo e professor. Terminou o Curso de Cinema em 1992 na Escola Superior Teatro e Cinema, depois de frequentar Engenharia de Máquinas em Lisboa (ISEL). Estudou cinema durante mais 3 anos em diferentes escolas na Europa, destaque para as escolas de Barcelona - ESCAC (Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya - Universitat de Barcelona), Praga - FAMU (Film and TV School of the Academy of Performing Arts), Amsterdão - NFTA (Netherlands Film and Television Academy), Potsdam - HFF (Hochschule für Film und Fernsehen " Konrad Wolf") e Lyon -ULL2 (Université Lumière Lyon 2).

Frequentou o 1.º Curso Europeu de Realização em Documentário e fez parte do projecto europeu Pepénières - bolsas para jovens criadores na área do Cinema Documental. Foi bolseiro de várias instituições (Gulbenkian e Universidade Técnica) e participou em cursos de cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença.

Realizou documentários, ficções e filmes experimentais. Destaque para o projeto Microcosmos - uma série dedicada às províncias portuguesas. Produziu mais de 150 spots publicitários para televisão e rádio. Co-fundou a Companhia Teatro Meridional com Miguel Seabra, Alvaro Lavín e Julio Salvaterra.

Regularmente, colabora com coreógrafos, encenadores, artistas plásticos, atores, designers, músicos e arquitetos. Tem sido convidado para participar em conferências nacionais e internacionais.

Participou com diversos projetos nas Capitais Europeias e Nacionais da Cultura e Exposições Mundiais destaque para Lisboa’94, Copenhaga’96, Porto 2001, Expo’98 e Saragoça’08 e Euro 2004.

Conta com vários prémios e distinções nas áreas de fotografia, vídeo e cinema. Foi júri em vários festivais e concursos e festivais de fotografia, teatro, design, dança e cinema, com destaque para os Concursos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e do Prémio Jovens Criadores.

Nos últimos 20 anos dedicou-se intensamente à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à criação e à experimentação, tanto documental, como ficcional. É professor convidado de várias escolas e centros de formação. Destaque para a sua colaboração, como consultor, com o Ministério da Educação na reforma do ensino artístico. Foi director criativo, coordenador pedagógico e faz parte do conselho pedagógico na ETIC.

No seu extenso currículo, é ainda consultor artístico e coordenador de diversos projetos culturais, destaque para o seu trabalho como consultor artístico da Associação Vo’arte e a co-direcção dos Festivais Interdisciplinares InArte e InShadow, bem como Festival Design e Perfomance, Encontros de Viana - Olhares Frontais e Lugar à Dança. Faz parte da equipa dos projetos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage. Atualmente leciona no Porto no Mestrado de Cinema Documental na ESMAE e em Lisboa nas áreas de realização cinematográfica e narrativas experimentais e transdisciplinares no IPA, SOU, ETIC e Escrever Escrever. Conta no seu curriculum com inúmeros prémios e distinções nas áreas da fotografia, vídeo e cinema.


voltar


Copyright © 2014 - Escrever Escrever, Lda.
Powered by: CanalPT