Escrever futebol - jornalismo desportivo
«Para quem gosta de futebol são uma horas de aprendizagem muito bem passadas.» (José Gomes)
«Um dia bem passado a explorar a forma de escrever futebol.» (Mariana Linhan)
«Uma excelente experiência que quero repetir no futuro.» (João Ferreira)
Um curso para entrar em campo e jogar com as palavras. O desafio é olhar para o desporto Rei através das letras e deixar rolar a bola em textos de cariz desportivo.
Já temos a táctica e agora? Vens vestir a camisola ou ficas fora de jogo?
Pontos a serem abordados e objectivos
-
Apresentação formal de uma das especializações do jornalismo, o desportivo. Perceber as dificuldades inerentes à profissão e a sua componente emocional.
Oportunidade para os alunos perceberem os mecanismos da profissão - como escrever uma crónica de futebol; a complexidade de interpretar o que vemos e realização de uma entrevista. -
Contacto com os passos a dar para elaborar uma notícia; saber determinar as fontes que podem ajudar a apurar os factos.
Distinguir a Notícia e a Opinião através de exemplos práticos – designações que cada vez mais se confundem em todos os órgãos de comunicação social.
A quem se destina
Este workshop destina-se a todas as pessoas que gostam de jornalismo. Não só os estudantes, mas também para quem esta especialidade é um sonho profissional. Ainda para quem quer saber como é a ligação com as fontes e com os clubes onde nos relacionamos. Ou seja, é para todo o tipo de pessoas, a partir dos 14 anos, sejam estudantes, pessoas que escrevem ocasionalmente para jornais regionais (que desejam aperfeiçoar a sua técnica de jornalismo), ou para quem simplesmente quer ser jornalista desportivo por um dia.
De 30-01-2010 a 30-01-2010
Horário:
Sábado, dia 30 de Janeiro
11h00 - 18h00 | 65 euros

Enviar
Imprimir