Escrever uma reportagem


Formadores:

Maria do Céu Novais

 

«Muito bom. Bom ambiente. Troca de experiências. Boa orientação.» (Alexandre Conceição)

«Soube a pouco, mas deu para abrir o apetite. Mais um pequeno passo no caminho para aprender a escrever, escrevendo.» (Rafaela Mendes)

 

 

Descrição

A reportagem é provavelmente o género jornalístico mais fascinante para quem escreve e para quem lê. É uma combinação harmoniosa de diferentes técnicas, desde a observação à investigação, passando pela entrevista e pela capacidade narrativa. Quem escreve uma reportagem conta uma história, «emprestando» o seu olhar aos outros sobre um determinado tema ou acontecimento. E nunca perdendo de vista o objetivo primordial do Jornalismo: informar.

Neste curso, vamos ser repórteres: abrir os olhos, colocar os sentidos em alerta, sacar do bloco de notas ou do gravador, pesquisar, identificar fontes, meter conversa com pessoas, observar ambientes, analisar dados e, no final, «cozinhar» isto tudo num texto escrito com rigor, clareza e emoção qb.

A quem se destina

A todas as pessoas que gostam de escrever; a todas as pessoas que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre escrita jornalística, por curiosidade ou por razões de ordem profissional; e finalmente a si, que anda há imenso tempo com um tema de reportagem a bailar-lhe na mente e até hoje se interroga: bolas, como é que nunca nenhum jornalista se lembrou disto?».

De 10-08-2012 a 31-08-2012

Horário:

Sextas

Dias 10, 17, 24 e 31 de agosto

19h30 - 22h | 95€

Inscrever nesta edição do curso | voltar


Copyright © 2014 - Escrever Escrever, Lda.
Powered by: CanalPT