Acordo ortográfico: o que muda?


Formadores:

Sofia Vasconcelos

«Este curso é uma excelente introdução ao Novo Acordo Ortográfico. Fácil, prático e eficaz.» (Teresa Cabaço)

«Um curso muito claro e objetivo que desmistificou mitos ortográficos e tornou claras as normas do novo acordo.» (António Frazão)

«Foi esclarecedor (dentro do que o texto ambíguo do Acordo Ortográfico possibilita) e orientado com profissionalismo e simpatia.» (Ana Carvalho)

«A minha inicial resistência face à pertinência de Novo Acordo Ortográfico foi desmistificada graças aos conteúdos abordados e à forma simples e eficaz como me foram transmitidos.» (Rita Nave Pedro)

Descrição

Já muito se disse e escreveu sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em vigor desde 2009. Contudo, subsistem mitos e interpretações desadequadas. «Facto» perde ou não o «c»?! O «verão» começa em «junho» – as estações e os meses do ano em minúsculas?! A «minissaia» aumentou mesmo o seu tamanho com os dois «ss»?! Quantas letras tem agora o alfabeto?!… E os momentos em que lhe apetece gritar: «Para! Já não sei escrever! Só me apetece tirar o pelo a quem mudou a ortografia! Que valente pera merecia!» Mas onde ficaram os acentos?!

Respire! Estamos aqui para o ajudar! Dar-lhe-emos todas as respostas e explicações. Vai perceber como usar, adequada e corretamente, as regras ortográficas da Língua Portuguesa. Aprenderá ainda a utilizar, com eficácia, os recursos oficiais para a aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Foi aplicado, em janeiro de 2012, «ao Governo e a todos os serviços, organismos e entidades na dependência do Governo, bem como ao Diário da República». Importa, portanto, saber aplicá-lo.

A ortografia é uma das maiores joias da nossa língua. Vamos trabalhá-la? Contamos consigo!

Conteúdos

  • Principais objetivos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990
  • Revisão das regras ortográficas da Língua Portuguesa: no que muda e o que se mantém?
  • As alterações do Novo Acordo Ortográfico, a par e passo, com explicação linguística e exercícios de aplicação:

                       - o alfabeto;

                       - as maiúsculas e as minúsculas;

                       - os acentos;

                       - os hífenes que se colocam e os que se retiram;

                       - os «c» e os «p» que caem.

  • Os instrumentos oficiais de aplicação do Acordo Ortográfico, o importante e imprescindível auxílio a quem escreve antes e após Acordo Ortográfico.

 

A quem se destina

Este curso dirige-se a todos aqueles, a favor e/ou contra o Novo Acordo Ortográfico, que queiram aplicar a nova ortografia, de forma informada e correta. Àqueles que são a favor, daremos outros argumentos, devidamente fundamentados; para os que são contra, desfaremos mitos e estimularemos não a crítica fácil, mas, sim, alicerçada no conhecimento, na leitura e na prática do documento que constitui o Novo Acordo Ortográfico.

 

 

De 30-07-2012 a 31-07-2012

Horário:

Segunda e Terça

Dias 30 e 31 de julho

10h30 - 13h | 50€

Inscrever nesta edição do curso | voltar


Copyright © 2014 - Escrever Escrever, Lda.
Powered by: CanalPT