Escrever para divulgar a ciência


Formadores:

Filipa Ribeiro

«É um bom ponto de partida para quem está interessado em conhecer e divulgar dados científicos, com introdução a várias ferramentas essenciais à escrita profissional.» (Cátia Monteiro)

«Onde o conhecimento partilhado encontra o lazer.» (Maria Aurindo)

«Bem-haja, porque a ciência precisa da escrita, assim como a escrita para divulgação precisa da ciência.» (António dos Santos)

 

Descrição

Será que os átomos, assim como as estrelas, as proteínas, os números e as estatísticas têm histórias para contar? Será que é interessante contar estas histórias, para que também os não-especialistas as conheçam? Será que é importante que “o homem da rua” saiba qual é a diferença entre prevenir uma doença e fazer um diagnóstico precoce? Que possa ter uma opinião informada sobre organismos geneticamente modificados ou alterações climatéricas? Que compreenda o que se passa no CERN em Genebra, para além dos grandes números e das visões apocalípticas dos buracos negros?

Será que é importante para os cientistas facilitar os contactos com os média e fazer com que os relatórios dirigidos aos financiadores apeteçam ser lidos?

Se acha que sim, este workshop pode interessa-lhe.

Objectivos

  • Apresentar as ferramentas fundamentais da divulgação científica, analisando artigos portugueses e internacionais, e experimentando as técnicas que permitem escrever textos claros e eficazes.
  • Aprender os pequenos truques que ajudam a esclarecer os conceitos mais complicados e a cativar o leitor nas primeiras linhas.
  • Aprenderemos a estruturar artigos curtos e compridos e também a escrever um comunicado de imprensa.

Formato didáctico

Workshop baseado em breves apresentações teóricas apoiadas por exemplos concretos e exercícios. Será privilegiada uma abordagem prática e ativa aos vários tópicos, que serão geralmente apresentados em forma de perguntas.

A quem se destina

  • Aos investigadores que precisam de divulgar o seu trabalho ao público em geral, às instituições e aos financiadores.
  • Aos estudantes de disciplinas científicas que querem abordar o jornalismo científico.

 

De 16-07-2012 a 25-07-2012

Horário:

Segundas e Quartas

Dias 16, 18, 23 e 25 de julho

10h30 - 13h | 95€

Inscrever nesta edição do curso | voltar


Copyright © 2014 - Escrever Escrever, Lda.
Powered by: CanalPT