Como escrever uma grande reportagem em televisão: da ideia à sala de montagem

«Um tema muito útil, interessante e pouco abordado em cursos de jornalismo. A Miriam é sem dúvida a pessoa certa para o lugar de formadora. O curso é óptimo.» (Ana Margarida Pinheiro)

«O curso foi um ótimo e enriquecedor primeiro contacto com o mundo das reportagens televisivas. Fiquei fascinada.» (Cláudia Alves)

 

Descrição

 

Nas quatro semanas deste curso, percorreremos as várias fases de construção de uma grande reportagem televisiva até ao momento em que se inicia a montagem: desde a reunião inicial para escolha de temas e discussão de abordagens até à escrita da reportagem.

 

 

Objetivos

 

Cada participante terá uma experiência prática de como se pensa e se produz uma grande reportagem em televisão. No fim do curso, cada participante terá passado pelas fases de pesquisa, produção, planeamento de filmagens, realização de entrevistas, recolha de informação no terreno, seleção do material, escrita da reportagem e terá finalizado o guião com que, numa redação, estaria pronto a entrar para a sala de montagem.

 

 

Metodologia

 

Cada sessão será o equivalente a uma reunião de equipa, à semelhança do que acontece numa redação. Na primeira sessão, ficará definido o tema de cada reportagem. Cada participante deverá ter uma proposta de tema como ponto de partida. O trabalho é desenvolvido durante a semana. As sessões serão dedicadas à discussão do trabalho realizado, ao planeamento dos próximos passos e ao visionamento e análise de excertos de grandes reportagens.

 

 

A quem se destina

 

A todos os que queiram descodificar e experimentar o processo de construção de uma grande reportagem televisiva.

 

Edições:

voltar


Copyright © 2014 - Escrever Escrever, Lda.
Powered by: CanalPT