Próximas edições

13 de janeiro a 20 de janeiro
sábado das 10h às 16h30
Valor: 120 € + 18 € matrícula
Duração: 10.00 horas
Formador(a): Gimba

Um curso para músicos e não músicos.

Descrição

Em apenas dez horas, prepare-se para dominar o português e torná-lo musical e harmónico para a escrita de canções. Porque escrever para canções não é guionismo, não é publicidade, não é jornalismo. É escrever músicas com palavras!

Depois de dominar a métrica, a prosódia e as traiçoeiras vicissitudes da língua de Camões e Pessoa (mas também de Quim Barreiros e Jorge Palma), vai ser fácil conseguir a carga poética condizente – uma carga poética a condizer com as ideias brilhantes que os alunos trazem consigo.

Contra os canhões, escrever, escrever!

 

Objetivo 

  • Descobrir que escrever letras não é apenas escrever "letras"!
  • Tomar consciência das potencialidades e limitações do português europeu;
  • Conhecer o som das palavras – fonética;
  • Aproveitar a musicalidade das palavras – prosódia;
  • Como e quando as usar – retórica + semântica + métrica;
  • Como as ordenar – estruturação;
  • Como as distribuir – progressão;
  • Como as dominar – conhecimento + prática + estudo + ouvidinhos atentos.

 

Destinatários

Do simples curioso ao profissional que se queira reciclar, este curso serve toda a gente que queira escrever canções: músicos e não músicos, produtores musicais, profissionais da rádio e da TV, autores que queiram dar o salto do inglês para o português, guionistas, publicitários, escuteiros, detratores do Anselmo Ralph ou da Popota (ou dos dois!), etc...

  

Programa

Principia com pequenos exercícios para aperfeiçoar diversas técnicas – passando por muita muita teoria – acabando na escrita pura e dura em diversos formatos. Falamos de canções, ouvimos canções, analisamos e dissecamos canções de A a Z, e escrevemos canções de fio a pavio.

  • Considerações sobre escrita de canções;
  • Poesia vs letras Inglês vs português;
  • Problemas a resolver;
  • Receitas básicas;
  • A ideia e o mote/título;
  • Começos fortes;
  • Repetição/Repetições;
  • Mecanismos de repetição;
  • Estruturas – progressão e repetição; 
  • A primeira matriz e o ADN da canção;
  • Métrica;
  • Prosódia;
  • Dinâmica e uso de consoantes;
  • Ideias e palavreado – colecção e distribuição;
  • Escrita e reescrita;
  • Escrever primeiro a letra;
  • Escrever por cima de melodia;
  • Traduções e adaptações;
  • Escrever em vários formatos.