Revisão de Textos (saídas profissionais)

 

 

SETEMBRO | DATA DE INÍCIO

Revisão de textos - Nível I (diurno) | dia 5

Revisão de textos - Nível IV (pós-laboral) | dia 5

Revisão de textos - Nível I (diurno) | dia 8

Revisão de textos - Nível I (pós-laboral) | dia 8

Revisão de textos - Nível I (diurno) | dia 15

Revisão de textos - Nível I (pós-laboral) | dia 22

 

OUTUBRO | DATA DE INÍCIO

Revisão de textos - Nível I (diurno) | dia 1

Revisão de textos - Nível I (pós-laboral) | dia 2

Revisão de textos - Nível II (diurno) | dia 3

Revisão de textos - Nível II (pós-laboral) | dia 8

Revisão de textos - Nível II (diurno) | dia 28

Revisão de textos - Nível II (pós-laboral) | dia 30

Revisão de textos - Nível III (diurno) | dia 9 

 

O curso de Revisão de Textos é composto por quatro níveis. O primeiro nível é indicado para todos os que gostam ou precisam de escrever e pretendem aprimorar a qualidade dos seus textos. É procurado inclusive por pessoas com cursos da área das letras.

No Nível I,  apresenta-se o ofício e ministram-se os conhecimentos essenciais e mais básicos da língua nas vertentes sintática e ortográfica, com particular atenção à virgulação.

No Nível II, aprofunda-se a gramática, nas suas inúmeras vertentes (plurais, particípios passados, infinitivos pessoal e impessoal, prefixos, clíticos), dissecam-se os erros mais frequentes da língua e executam-se exercícios de revisão.

No Nível III, sedimentados os conhecimentos quanto a erros factuais, aprimora-se a sensibilidade literária, procurando melhorar um texto e a sua capacidade expressiva e estética quando não há erros.

No Nível IV, escalpelizam-se exaustivamente as problemáticas e discussões da língua, preparando os formandos para a defesa e argumentação na defesa das várias posições linguísticas.

O curso de Revisão de Textos, nos seus quatro níveis, faculta os conhecimentos necessários para o exercício do ofício de revisor de textos. A vertente profissionalizante é comprovada pelas saídas profissionais do curso, as quais, a título de exemplo, se ilustram em baixo com relatos de formandos e suas experiências laborais no mercado da revisão de textos após terminarem o curso.

 

 

 

Testemunhos sobre saídas profissionais

Nome: Catarina Espírito SantoFunção: Revisora por conta própria

«A ideia do curso de Revisão nasceu do gosto pela escrita. Por outro lado, o rigor e a atenção ao pormenor faziam parte do meu trabalho como investigadora. Já me tinha tornado “escrivã e revisora de serviço” do grupo de investigação em que trabalho, tarefa que cumpria com gosto, mas sentindo que me faltava formação. O curso mudou a minha forma de olhar um texto, mas também a minha forma de escrever: correção, estilo, tudo! Só parei no fim do Nível IV. Surgiram logo as primeiras oportunidades de trabalhar por conta própria, sobretudo na revisão de textos técnicos em que a minha formação científica é uma vantagem. Tem sido uma experiência extremamente gratificante que tenciono, sem dúvida, prosseguir. Acrescento que o saber e a dedicação do formador são absolutamente invulgares. Um curso em que se aprende muito, e bem.»  

Nome: Marisa TeixeiraFunção: Revisora no Correio da Manhã.
«Sou licenciada em Ciências da Comunicação e, por considerar ser uma mais-valia aprofundar os conhecimentos ao longo da vida, inscrevi-me nos cursos de revisão de texto. Além de ter gostado bastante, foi algo que me abriu portas no mercado de trabalho. Tanto para enriquecimento profissional quanto pessoal, aconselho vivamente a experiência!»

Nome: Joana Sofia Napier AmbulateFunção: Revisora ortográfica no Jornal de Negócios.
«Fazer o curso de Revisão de Textos foi uma das experiências que mais me enriqueceram. Para quem gosta de estudar e conhecer os pormenores (que fazem toda a diferença) da nossa Língua, não há aprendizagem mais motivadora. Este curso contribuiu para que, enquanto revisora, eu voltasse a ganhar paixão por ler e aprender mais sobre a Língua, mas acima de tudo deu-me a possibilidade de trabalhar pela primeira vez numa área que adoro.»

Nome: Cláudia Gomes OliveiraFunção: Revisora de manuais escolares (para Timor-Leste).
«Nos cursos de Revisão de Textos, nada fica por esclarecer. Se revejo textos profissionalmente, devo-o ao excecional (e raro) domínio do assunto do formador, às suas aulas intensivas e exaustivas e à sua dedicação ao bom desempenho dos alunos. Obrigada!»

Nome: Catarina Silva NunesFunção: Revisora na Tenacitas Editora e na Paulus Editora.
«Após a frequência nos Níveis I e II do curso de Revisão de textos da Escrever Escrever, iniciei trabalho como revisora de textos na área da religião em duas editoras. Continuei depois a formação oferecida pela escola. O bom ambiente gerado pelas colegas e a competência e generosidade do formador foram decisivos n

 


Copyright © 2014 - Escrever Escrever, Lda.
Powered by: CanalPT